SISPREC: Sistema de previsão de eventos críticos na bacia do Rio Paraíba do Sul

 

A previsão busca antecipar as consequências ou efeitos possíveis de um determinado evento. É interessante que um sistema de previsão contemple, entre outras coisas, a indicação da magnitude, a delimitação da área afetada e a estimativa do tempo de desenvolvimento do evento.

A previsão é componente fundamental a integrar um futuro plano de contingência, já que planos dessa natureza necessitam dispor de ferramentas que permitam detectar o surgimento de condições capazes de deflagrar um evento crítico e simular o seu desenvolvimento no tempo e no espaço, de modo a acionar mecanismos de resposta em tempo hábil.

O SISPREC é um sistema computacional desenvolvido com o intuito de fornecer previsões sobre a evolução de inundações, a propagação de poluentes e o potencial impacto da ruptura de barragens na bacia do rio Paraíba do Sul, propiciando o planejamento de ações de mitigação destes eventos críticos.

Foram necessárias várias etapas para a elaboração do SISPREC: coleta de dados junto a diversas instituições; levantamento de seções topobatimétricas em campo; avaliação e consistência das informações hidrológicas e hidráulicas; sistematização das informações sobre atividades com potencial de risco ambiental, pontos vulneráveis e barramentos existentes; estudo e modelagem de cheias; estudo de previsão de vazões; estudo de ruptura de barragens; e estudo de propagação de poluentes. O desenvolvimento de cada etapa está descrito detalhadamente nos relatórios que integram o SISPREC:

R01 - Detalhamento do Plano de Trabalho
R02 - Coleta de Dados
R03 - Avaliação e Consistência das Informações Hidrológicas e Hidráulicas
R04 - Sistematização das Informações sobre Atividades com Potencial de Risco Ambiental, Pontos Vulneráveis e Barramentos existentes
R05 - Estudo e Modelagem de Cheias, Previsão de Vazões e Estudos Relacionados (MAPAS DE RISCO)
R06 - Relatório do Estudo de Ruptura de Barragens
R07 - Relatório do Estudo de Propagação de Poluentes
R08 - Dimensionamento da Rede de Monitoramento de Eventos Críticos
RF01 - Relatório Final de Elaboração do SISPREC

O SISPREC está disponível no sítio http://sisprec.ana.gov.br:4400/sisprec/login.jsf, cujo acesso depende de permissão. Para não sobrecarregar o sistema, apenas usuários institucionais são cadastrados.

A documentação de utilização do sistema é apresentada no relatório RF01 - Relatório Final de Elaboração do SISPREC.


Agência Nacional de Águas - ANA
Setor Policial, área 5, Quadra 3, Blocos "B","L","M" e "T".
Brasília-DF CEP: 70610-200 PABX: (61) 2109-5400 / (61) 2109-5252